Notísia foun

O Presidente da República de Portugal, Cavaco Silva (D), durante o encontro com o primeiro-ministro de Timor-Leste, Rui Maria de Araújo (E), no âmbito da 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas que está a decorrer em Nova Iorque, Estados Unidos da América, 29 de setembro de 2015. Cavaco Silva, está nos Estados Unidos para uma visita de três dias, e onde terá um encontro com a comunidade portuguesa em Newark. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

DÍLI- Rui Maria de Araújo, ex-ministro da Saúde, defendeu, esta terça-feira (25/08), que todos os adolescentes e jovens devem ter acesso a educação sexual para que seja prevenido o abandono de bebés e neonaticídio.

“A educação para a saúde e sexual são importantes. Devemos reconhecer que nem todos os nossos jovens e adolescentes conhecem as funções do nosso corpo”, afirmou o médico, durante o seu discurso, na ação de sensibilização de jovens e estudantes sobre a questão do abandono de bebés, realizada pela Fundação Alola, em Mascarenhas, Díli.

Para o médico, é necessário compreender o funcionamento do sistema reprodutivo para que os jovens façam escolhas conscientes.

“Os jovens devem saber que as mulheres são férteis em alguns períodos. Se tivermos estes conhecimentos, poderemos tomar decisões racionais na nossa relação. Não estou a defender relações sexuais livres. Não é isso. Mas os cidadãos têm todo o direito de obter estas informações para que possam tomar decisões de acordo com a sua consciência”, acrescentou.

Segundo o ex-primeiro-ministro, é necessária uma intervenção junto dos estudantes e das famílias para que possam ajudar os jovens a tomar decisões saudáveis, sobretudo os que estão em risco de praticar neonaticídio.
Rui Maria de Araújo referiu também a necessidade de se detetar cedo a gravidez por questões de saúde.

“A educação sexual é muito importante. Tem de se iniciar na adolescência. Como é que se pode prevenir [a gravidez]? Devemos detetar o mais cedo possível a gravidez para podermos intervir. Se não for detetada precocemente, será difícil”, afirmou. (isa)

Please follow and like us:

NOTÍSIA FOUN

Site Statistics

  • Users online: 9 
  • Visitors today : 1,179
  • Page views today : 1,741
  • Total visitors : 71,185
  • Total page view: 98,235

PUBLISIDADE

KLIK IHA NE'E

KLIK IHA LOGO CNRT: Kayrala Xanana Gusmão Hakerek Karta ba Maijor Jeneral Lere Anan Timur